Últimos Posts

Como escolher uma máquina de costura

By domingo, março 10, 2013 , ,

Esse é o dilema de quem quer começar a costurar e não sabe qual máquina escolher, porque afinal existem inúmeras no mercado e como quem inicia não sabe nada de máquina torna-se mais difícil ainda se decidir por um modelo, não é verdade? Sei bem. Passei por isso e é justamente porque sei que estou me preocupando em ajudar as perdidinhas como eu há um tempo atrás. Não que eu seja algum expert no assunto, mas diante de tanta procura a gente acaba aprendendo algo.

Primeiro passo: Escolher uma marca que de preferencia tenha uma assistência na sua cidade.
Segundo passo: Quais são seus planos com relação a costura?  Se por à caso sua resposta poder fazer minhas roupas, fazer alguns enfeites para minha casa, aprender a fazer apliques bordados e patchwork. Vou te dar algumas opções que conheço.
As possibilidades de pontos das máquinas. Existem três tipos:

Utilitários (que é o mesmo que os pontos básicos), como reto para unir tecidos, pregar zíperes e o zigzag para dar acabamento
Bainha invisível, para fazer barras de calças
Três pontinhos, para rebater o elástico em lingerie

Os pontos flexíveis são usados para costurar tecidos elásticos como malha e elastano.
Pontos decorativos é usado para decorar e embelezar os trabalhos.


Para costura simples e básica não precisa de uma máquina cheia de pontos decorativos,  mas tem que pelo menos ter a possibilidade de fazer costura reta, zigzag, zíper, botão de retrocesso, caseado automático e a base removível é bem útil, mas não será o fim se ela não tiver.

Para o patchwork é legal ter opções de pontos decorativos, quem sabe ter a possibilidade de fazer um quilt na sua peça.

Para bordados as máquinas são mais caras e específicas.

Sempre aconselho a pesquisar preços na internet e em lojas físicas, ler sobre as opiniões do compradores, sobre o funcionamento delas e o custo benefício. Mesmo comprando pela internet vá a uma loja e procure ver de perto e se puder funcionando, veja os pontos.

Marcas das máquinas de costura: Brother, Elgin, Janome e Singer, existem outras menos famosas. Essas são as que marcas que vi de perto. A Brother tem uma variedade de recursos que encanta, mas ouvi falar que ela é muito delicada e isso me desestimulou de comprar o modelo CS-6000i. A singer dispensa comentários não é? Predomina no mercado, comprei   para minha mãe a Facilita 2968, uma amiga comprou a Tradition 2250  e outra amiga com minha ajuda escolheu a Brilliance 6160. Tô virando garota propaganda da singer, rssss. Quero minha comissão!
Mas também tenho algumas informações não tão positivas assim. A fashion minha professora disse que é péssima, tem a estrutura interna de plástico e não vale a pena comprar essa máquina. Finalizando com a singer a Facilita pro 4423  essa é a máquina que usamos no curso do senac e pesquisando preço achei ela carinha para as funções, sempre tem algo desregulado lá, mas também é maquina de curso e aí já viu, várias pessoas mexem e as vezes ,mexem de forma errada, mesmo assim eu não compraria ela.

Você deve estar pensando que depois de tanta propaganda eu tenho uma singer, na verdade  me rendi aos encantos da Janome 3160 QDC cheia de funções bacanas, e uma amiga que trabalha com quit falou da marca, que ela tem e é excelente. Depois de ler bastante e pesquisar achei a máquina que eu queria por um preço legal, então arrisquei e estou satisfeita, comprei-a em dezembro de 2012.

Já a Elgin é uma marca básica e prática, menos famosa que as demais é uma marca brasileira e não tem máquinas muito sofisticadas.


Sites referência:
http://www.maquinacostura.com/qual-a-melhor-maquina-de-costura-pra-mim/
http://www.amilonga.com.br/2011/06/maquina-de-costura-qual-escolher.html 
http://oceanodevidro.blogspot.com.br/2012/02/singer-brother-ou-janome.html


Você também pode gostar de...

2 comentários

  1. lá, bom dia

    meu nome é Luiza e eu gostaria de pedir-lhe algumas dicas sobre a máquina de costura antiga, sendo a minha da marca Philips de Luxe. Eu não sou costureira e sou leiga no assunto, mas sou missionária e esta máquina foi comprada por uma missão cristã a qual pertenço e nós precisamos de uma máquina que não use energia elétrica, pois será enviada para uma região remota, nos Ribeirinhos.Estou tentando aprender, mas esta é a minha dificuldade: quando eu tento fazer o ponto, notei que o tecido não desliza e a agulha faz o ponto sempre no mesmo lugar criando um nó na parte inferior, as vezes a linha trava até mesmo a caixa da bobina. Você saberia me dizer o problema neste caso? Consulto sempre o seu blog e se mostrou muito entendida em lidar com este tipo de máquina. Agradeceria muito se você pudesse me ajudar. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza! Primeiro quero dizer que eu achei muito legal essa missão de levar a máquina de costura a pedal para uma região remota. Se o tecido não desliza é possível que o problema esteja nos dentes da máquina que descem e sobem puxando o tecido, sem eles funcionando bem o ponto vai ficar em um lugar só mesmo. Essa é uma possibilidade, tá. Olha sem tecido quando vc gira o volante da máquina se os dentinhos sobem e descem. Essa peça é vendida a parte e quanto a linha travar, pode ser que a bobina esteja em posição errada, tem q ver o sentido q ela roda, em algumas máquinas é sentido horário em outras em sentido anti horário. Não tenho muiiiiita experiência, mas eu verificaria essas questões a priore, mas já pensou em pedir ajuda a uma costureira que vizinha, ou conhecida?

      Excluir

IMPORTANTE
Caso queira acompanhar os comentários deste post e a resposta para sua pergunta é só clicar em INSCREVER-SE POR E-MAIL no lado oposto do botão Publicar, para publicar o seu comentário.
Responderei com maior prazer e o mais breve possível.

Seja muito bem vindo! Fico feliz com seu comentário.
Volte sempre.